Mensagem de Adão Carvalho, Presidente do SMMP

Mensagem de Adão Carvalho, Presidente do SMMP

POEMA DOS NÁUFRAGOS TRANQUILOS

Somos herdeiros dos quatro ventos
Sem uma vela para lhes dar
Temos amarras e temos lenços
Num cais de pedra para acenar.
Somos herdeiros da maresia
Que salga os olhos de olhar o mar
E temos rios de lava fria
Que se recusam a desaguar.
Somos herdeiros de uma lembranca
de tesouros afundados
e arpoamos a esperanca
na nossa morte reclinados.
Somos herdeiros de um rombo aberto
no nevoeiro secular tranquilos
naufragos do incerto
vamos morrer no mar.
Emanuel Félix (1936-2004)

Bem-vindos ao XIII Congresso organizado pelo Sindicato dos Magistrados do Ministério Público e que vai ter lugar nos dias 29 de fevereiro 1 e 2 de março de 2024, na bela ilha de São Miguel, Açores, no Teatro Micaelense, Ponta Delgada, e que será subordinado ao tema “MP em evolução: Atualidade, Proximidade e Iniciativa”.

O evento contará com um espaço dedicado à realização do I Congresso da UIPLP, associação internacional recentemente criada por impulso do SMMP e com a reunião da MEDEL.

Pela primeira vez na sua história o congresso acolherá mais de 600 participantes, entre congressistas, oradores e moderadores, representantes de associações internacionais de magistrados e convidados, o que constituirá um marco para reforçar a importância do SMMP no âmbito do associativismo judiciário e na vida judiciária do País.

Pretendemos um Ministério Público em evolução, com capacidade para compreender e responder às exigências do presente e do futuro, mas que mantenha as suas caraterísticas nucleares – uma magistratura de iniciativa e de proximidade aos cidadãos.

Foi com este escopo que delineamos o programa do congresso.

Constituindo o direito dos magistrados à qualidade de vida e a um equilíbrio saudável entre a vida profissional e pessoal, uma das preocupações do SMMP, serão apresentadas as primeiras conclusões do “Estudo sobre condições do trabalho, desgaste profissional e bem-estar dos (as) magistrados (as) do Ministério Público”, que está a ser realizado pelo Observatório Permanente da Justiça, do CES de Coimbra, numa iniciativa conjunta do nosso sindicato e da Procuradoria-Geral da República.

O programa conta com momentos de entretenimento e recreativos de elevada qualidade para propiciar o convívio entre todos e com espaços livres, na programação, para quem queira conhecer melhor a ilha de São Miguel.

Os congressos do SMMP constituem espaços de liberdade de eleição para a discussão de temas relevantes da magistratura que todos decidimos abraçar e que têm contribuído, como continuarão a contribuir, para a melhoria da qualidade da resposta do Ministério Público.

Vivemos tempos de tempestade, sobre mares agitados, mas tal como os açorianos já nos habituámos às incertezas e arrufos do tempo, e vamos continuar a dar o nosso melhor.

Vem participar ativamente no Congresso!!!

O Presidente da Direção do SMMP