Mensagem de Paulo Castro, Tesoureiro do SMMP

Mensagem de Paulo Castro, Tesoureiro do SMMP

“Tem mil anos uma história
De viver a navegar
Há mil anos de memórias a contar
Ai, cidade à beira mar,
Azul.

(…)

Foram tantas as tormentas
que tivemos de enfrentar…
Chegarei amor na volta da maré
Ai, troquei-te por um mar,
Ao Sul.”

(Sete Mares, Sétima Legião)

Quiseram os ventos e as marés que o XIII Congresso do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público (SMMP) desaguasse, pela primeira vez, em Ponta Delgada. 

Cidade mágica, de vulcões e lagoas… e o Mar, omnipresente, infinito e profundo, ora verde, ora azul esmeralda, a emoldurar a terra agreste, casa de gente brava e acolhedora! 

O Homem quis, os deuses não se opuseram…a obra está em marcha, prestes a nascer!

Viajaremos em boa companhia, com o MP Solidário, os países irmãos da UIPLP (União Internacional de Procuradores e Promotores do Ministério Público dos Países de Língua Portuguesa), que terão o seu I Congresso, e com a presença da MEDEL (Magistrats Européens pour la Démocratie e les Libertés). 

As águas, na aparente indiferença do seu constante vaivém, exigem marinheiros corajosos e cascos resistentes!

A voragem dos dias, na incessante busca de soluções práticas e justas para os casos concretos que a todos afligem, terá, no Congresso, um momento de reconfortante pausa.

Tem sido assim, desde o I Congresso, e assim continuará a ser, num futuro que se deseja longo, feito de esperanças concretizadas e de realizações desejadas.

Pausa para o encontro, para a comemoração da união e da amizade, mas também para a troca de ideias e debate de perspectivas, discussão de novos desafios e afirmação das bases incontornáveis da nossa magistratura.

Pausa para a liberdade das ideias, no ano dos 50 anos de Abril!

Pausa para recomeçar, sempre! Não contra nada, nem contra ninguém, mas por Nós, pelas Pessoas, por uma ideia de Justiça que é possível, próxima e compreensível.

O Homem quis, Deus permitiu…aí está o XIII Congresso!

Que o XIII seja número de sorte!

Até breve, em Ponta Delgada.